JORNADA ESPIRITUAL
Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"
Parte IV - 6 Dias Para Frutificar e, Pelo Espírito Santo, Cumprir a Missão
29° Dia
Conhecer e Ser Antes de Fazer - II
Só confiamos e nos entregamos a quem conhecemos. Por isso é que conhecer a Deus, a Jesus e ao Espírito Santo é fundamental para a salvação. Conhecendo Jesus, será impossível resistir ao Seu amoroso convite: "Dá-me teu coração!", "Segue-me!". Em Seu convite está clara a Sua intenção: "Vou fazer de você a pessoa mais feliz deste mundo e, no fim, ainda lhe darei a vida eterna." Quando entregamos por completo nossa vida a Ele é impossível deixar de testemunhar a Seu respeito. Como os apóstolos, também diremos: "Não podemos deixar de falar, pois nossos olhos viram o que Ele fez e faz em nós." Então, como poderemos nos calar se nEle há salvação para todos os que a desejam?
Ser - Entrega da vida a Cristo
Antes de falar de Cristo aos outros, necessitamos conhecer quem é Cristo e já estarmos desfrutando a experiência da salvação. Testemunhar sem conhecer Cristo e ter entregue a vida a Ele não trará grandes resultados. Quando Cristo tem o domínio absoluto de nosso coração, falaremos com autoridade as Suas palavras. As pessoas verão que nossa vida é coerente com o que pregamos. Nosso exemplo dará uma força irresistível às nossas palavras.
Temos deficiências em várias áreas justamente porque ensinamos a teoria, muitas vezes, sem o testemunho pessoal e coerente de que vivemos o que pregamos. Um exemplo é o da Mordomia Cristã. Por que temos tantas pessoas na igreja que ainda não praticam a adoração a Deus por meio da devolução fiel e sistemática dos dízimos e ofertas?
Será que as pessoas que lhes ensinaram o evangelho deram a elas, juntamente com o estudo bíblico, seu testemunho a respeito do significado da prática pessoal desta adoração? No dia do estudo bíblico, levaram os envelopes de dízimos e ofertas e lhes ensinaram como devolver corretamente, citando o seu próprio exemplo?
Geralmente as crianças seguem o exemplo dos pais ou o de pessoas mais experientes. Quando ensinamos corretamente e vivemos o que ensinamos, iremos fazer discípulos saudáveis e comprometidos com a igreja e sua proposta de salvação. Devemos nos conscientizar de que a primeira responsabilidade que temos diante de Cristo é a de operarmos a nossa salvação, por Sua graça, mediante a fé. Quando dou um estudo bíblico ou testemunho, mostro que, na prática, estou comprometido com o que estou ensinando?
Por isso é que, antes de sairmos para pregar e testemunhar, necessitamos conhecer e entregar a vida a Deus, cada dia. Essa deve ser a primeira tarefa nas primeiras horas de cada manhã. A ordem dAquele que nos envia é: "Eis que envio sobre vós a promessa de Meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder" (Lc 24:49). Por que ficar com Cristo antes de sair? Para perceber Sua divina presença e receber o batismo diário de Seu Santo Espírito.
"Depois de passar horas com Deus, apresentava-Se manhã após manhã para comunicar aos homens a luz do Céu. Cotidianamente recebia novo batismo do Espírito Santo. Nas primeiras horas do novo dia o Senhor [Deus] O despertava de Seu repouso, e Sua alma e lábios eram ungidos de graça para que a pudesse transmitir a outros." - Parábolas de Jesus, p. 139. Quando recebo a Cristo por meio da Palavra de Deus, recebo a plenitude do Espírito Santo e posso dizer como Paulo: "Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" (GI 2:20). Isso fará diferença, quando abrir a boca para ensinar, pregar ou curar em nome de Cristo? Certamente que sim.
Aquilo que somos é mais importante do que aquilo que dizemos. Ellen White diz a esse respeito:
"A vida serena, coerente e piedosa é uma carta viva, conhecida e lida por todos os homens. Um homem pode falar e escrever como um anjo, mas seus atos podem assemelhar-se aos de um demônio. [...]⤵️
O verdadeiro caráter não é algo moldado do exterior, ou revestido, e, sim, algo que irradia de dentro. Se genuína bondade, pureza, mansidão, humildade e equidade habitam no coração, esse fato refletir-se-á no caráter; e semelhante caráter é cheio de poder". - Este Dia Com Deus [Meditações Matinais, 1980], p. 144.
Assim como o mundo de hoje vive de aparência, corremos o mesmo risco em nossa caminhada com Cristo. A inversão dos valores e das prioridades tem dominado o mundo. Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça parece utopia para boa parte das pessoas, pois o que vale é o temporal e a busca do prazer. Oh! Atentemos, em oração, à advertência da voz profética para nós neste momento:
"O perigo que se acha perante os que vivem nestes últimos dias é a ausência de religião pura, a ausência de santidade de coração. O convertedor poder de Deus não atuou na transformação do seu caráter. Eles professam crer em verdades sagradas, como foi o caso da nação judaica; mas, deixando de praticar a verdade, desconhecem tanto as Escrituras como o poder de Deus. O poder e a influência da lei de Deus estão por toda parte em redor, mas não dentro da alma, renovando-a em verdadeira santidade". - Ibid.
Andar com Cristo requererá de nossa parte permanente avaliação e confrontação entre nossa realidade e o ideal de Cristo para nossa vida. Temos que encarar o que deve ser mudado. Devemos cada dia perguntar a nós mesmos: "Existe alguma área de minha vida fora do domínio do Espírito Santo? O que devo fazer para corrigir essa anomalia?" Vamos mais uma vez escutar a palavra profética:
"A religião de Cristo não é o que muitos pensam, nem o que sua vida representa que ela é. O amor de Deus no coração terá uma influência direta na vida, e porá o intelecto e as afeições em salutar atividade. O filho de Deus não ficará satisfeito até que seja revestido da justiça de Cristo e amparado por Seu poder vivificante. Quando vê alguma fraqueza no seu caráter, não basta confessá-la reiteradas vezes; ele precisa empenhar-se com determinação e energia para vencer os seus defeitos, formando traços opostos de caráter. Não se esquivará a essa obra porque é difícil. O cristão necessita de incansável energia; mas não é obrigado a trabalhar em sua própria força; o poder divino aguarda sua solicitação. Todo aquele que procura sinceramente alcançar a vitória sobre o próprio eu se apropriará da promessa: 'A Minha graça te basta' (2 Co 12:9)". - Exaltai-O [Meditações Matinais, 1992], p. 368.
Fazer - Testemunhar
O que podemos esperar de um cristão que conhece a Deus, que vive com Ele, que foi renovado mediante o batismo do Espírito Santo nas primeiras horas de cada manhã? Certamente que pessoas ou coisas não poderão impedir que ele fale e testemunhe a respeito de Cristo. A todos aqueles que levam a sério esses sagrados ensinamentos Cristo assegura: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da Terra" (At 1:8).
Meditemos, em oração, a respeito de nossa missão como agentes de salvação:
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16:15).
"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28:19).
"Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" (Mt 28:20).
Podemos nós ficar indiferentes a esta missão? Podemos ficar calados, se temos boas novas para anunciar? Num mundo onde o diabo tem espalhado seu odor fétido da maldade e do pecado, podemos deixar de levar o bom perfume de Cristo? Temos aquilo que o dinheiro não pode comprar. É correto deixar nosso próximo ser levado para a morte sem que anunciemos aquilo que pode salvá-lo? Em oração, escutemos a Palavra de Deus:
"Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!" (Is 52:7).
"Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem" (2 Co 2:15).
"Aquele que recebe a Cristo pela fé viva, mantém viva comunhão com Deus. Ele leva consigo a atmosfera do Céu, que é a graça de Deus, tesouro que o mundo não pode comprar." - Filhos e Filhas de DEUS [Meditações Diárias, 2005], p. 112.
Guarde em seu coração:
"O grande derramamento do Espírito de Deus, o qual ilumina a Terra toda com Sua glória, não ocorrerá sem que tenhamos um povo esclarecido, que conheça por experiência o que representa ser cooperador de Deus. Quando tivermos uma consagração completa, de todo o coração, ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito; mas isso não acontecerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forem cooperadores de Deus". - Serviço Cristão, p. 253.
Você está dentro ou fora dessa maioria (50% + 1)?
📝Meu compromisso:
✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo.
✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos de oração...
✓Viver na presença de Cristo.
✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.
. 🕊
Louvemos ao Senhor
Nenhum comentário:
Postar um comentário