Translate

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Um governo justo- Salmos 58


Leia na Bíblia- Salmos 58
Um governo justo
Heber Toth Armí

O que você entende quando lê o Salmo 58? Se você é um político ou líder religioso, o que vem a tua mente lendo-o? Olhe mais de perto esse intrigante Salmo. Os promotores do mal podem não apreciá-lo; os sofredores por causa da justiça podem amá-lo!

Na história, grandes perseguições e a inquisição foram lideradas tanto pela política quanto pela religião. Milhares de pessoas em todo o mundo foram esmagadas, torturadas e destruídas inocentemente, simplesmente por viverem os verdadeiros princípios bíblicos. 

O Salmo 58 é a oração destas pobres almas decapitadas por causa de viver uma vida mais elevada, baseada única e exclusivamente na maravilhosa Palavra de Deus. Crentes feridos, machucados, vendo muitos mártires a sua volta, sofrendo opressão e agressão nas mãos dos perversos, devido àqueles que exercem o poder odiarem aos que amam a Deus, entendem muito bem a oração deste Salmo. 

Atualmente os cristãos da Síria e de tantos outros lugares onde estão sendo torturados, decapitados e detonados compreendem muito bem a essência de cada palavra deste Salmo. Você está convidado a olhar com os olhos dos fieis sofredores, que, por causa de sua fé verdadeiramente bíblica em contraste com a grande perversidade e imoralidade do mundo, são terrivelmente perseguidos. E, sem se preocupar com o bem estar aqui no mundo, almeje viver a justiça divina para que sejas recompensado por Deus, o Deus que em breve julgará este mundo (vs. 10-11).

Falar aos poderosos da Terra não é fácil, mas é preciso! Levar palavras de exortação, repreensão e correção a reis, presidentes, governadores, ou, a quaisquer líder político é uma tarefa divina, porém, desafiadora. No entanto, Davi, sendo rei, muito dedicado a Deus, tem uma mensagem aos administradores políticos; principalmente àqueles que não são corretos naquilo que fazem. 

Dê uma olhada com atenção e estude com afinco a mensagem do Salmo 58. Como o contexto da época os líderes políticos exerciam autoridade religiosa também, a mensagem deste Salmo abrange desde os líderes políticos até os líderes religiosos; ou seja, foi escrito a todos aqueles que abusam do poder e querem tirar vantagens de sua alta posição. 

Deus vê o mal que é feito na Terra, Ele julgará aqueles que julgam o mundo. Por meio do salmista são proferidas perguntas reflexivas aos que detém o poder: “Falais deveras o que é justo, ó poderosos?” A resposta a esta pergunta exige a sinceridade de todo e qualquer líder.

 A segunda pergunta é mais diretamente apontando aos atos: “Julgais retamente, filho dos homens?” (v. 1). No entanto, pelo fato de ser muito fácil desviar-se da resposta sincera por meio da falsidade, fraude e mentira, o próprio salmista responde negativamente às perguntas proferidas aos administradores das causas humanas. Convido você a ver por si mesmo a declaração do salmista nos versos 2 a 5. Leia todo o Salmo e tire lições a serem aplicadas a tua vida!

Líderes políticos e religiosos devem atentar ao que diz o salmista inspirado no Salmo 58. É uma mensagem poderosa para alertá-los em todas as épocas. 

Os governadores das nações são descritos como praticantes da injustiça, quebram as próprias leis que deveriam promover, seguem a violência e a mentira de seus ancestrais (vs. 2-3); são comparados a cobras peçonhentas e tapam os ouvidos para não ouvir o que a Bíblia diz, preferindo a mentira como base para a vida (vs. 4-5). 

A continuação do Salmo é uma oração de justiça, em prol do julgamento divino. O ser humano jamais deve vingar-se das injustiças dos grandes da Terra, deve colocar tudo nas mãos de Deus (vs. 6-9). 

O servo de Deus não deve acomodar-se com o sistema corrupto deste mundo e nem deixar-se moldar por esse sistema. Ele deve ansiar por um mundo melhor, fazer sua parte exercendo influência positiva. Fazer protesto, greve ou qualquer outra manifestação violenta, negativa e corrupta é agir como qualquer corrupto. 

É preciso entregar tudo a Deus e agir impulsionado pelo amor, bondade, fidelidade, benignidade, justiça e equidade (vs. 10-11). Pessoas sem pudor estão fadadas à vingança do Senhor; antes que seja tarde demais, elas devem ser advertidas, a fim de que se arrependam e suas sentenças sejam interrompidas. 

O salmo conclui falando de um governo justo após abordar a política perversa do mundo. Há esperança: O futuro dos justos é glorioso. Anseie por esse tempo de vida boa e felicidade!
Heber Toth Armí
(adaptado)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Bondade Divina Salmos 57


Meditando nos Salmos
Louvor pela benignidade divina
Heber Toth Armí

Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra.Salmos 57:11

Orar é uma coisa, até budista, espírita e muçulmano fazem; porém, ter certeza de que é ouvido é outra coisa. 

O Salmo 57 nos revela que, pela misericórdia divina, nossas sinceras orações sublimes, são ouvidas; e, o suplicante se vê livre do mal que lhe ameaça após buscar a Deus. 

Além disso, a oração sincera, que brota do fundo de um coração afligido, norteada pela razão e firmada na Palavra ou promessa de um Deus fiel fará a pessoa dependente dEle ver os planos dos inimigos serem frustrados (vs. 1-6). 

Quando a situação for complexa e exigir que não se tenha qualquer atitude ou possa fazer algo em relação à situação, o que não se deve fazer é perder a paciência e deixar de louvar a Deus (v. 7). 

Louvar quando tudo dá errado ou quando tudo conspira contra nós? Sim! Louvar até mesmo em situações problemáticas; pois, Deus nunca deixa de merecer nosso louvor e adoração (vs. 10-11). Se isso não for é possível ou natural, é preciso clamar por um despertamento espiritual; pois, espiritualmente você está dormente, anestesiado pela dor ou pelo pecado. 

Peça que Deus te desperte da letargia ou sono espiritual a fim de que o louvor e a adoração seja natural ao teu coração (vs. 8-9). Então elevarás altos louvores pela manhã juntamente com os pássaros, que cantam mesmo após uma tempestade, um tornado ou um furacão. Amigo e irmão em Cristo, seja um adorador em qualquer situação!

Sempre há quem não gosta da gente, ou porque fizemos algo contra ela ou porque fizemos algo a favor de Deus. Inimigos sempre aparecem, mesmo quando não queiramos (Salmo 57). 

Davi tinha os seus, os quais queriam lhe devorar (v. 3); e então ele, mesmo correndo perigo constante, ele se revela confiante em Deus a ponto de considera-Lo com grandes asas em que se abriga até que passem as calamidades (v. 1). 

Não há meio de aproximar-se de Deus a não ser por meio da oração. Ao orar, Ele envia Seu amor e revela Sua fidelidade aos sofredores. Mesmo quando tudo conspira contra você (v. 4), protegido por Deus você O exaltará e O glorificará (v. 5) e verás o fim dos malfeitores, injustos e perseguidores (v. 6). 

Os inimigos de Deus odeiam aqueles que pertencem a Ele; mas estes serão protegidos dos ataques daqueles pelo Senhor. Os justos estão num mundo injusto a fim de revelar a justiça e a misericórdia divina à humanidade perdida no pecado. Se não fosse por isso, Deus levaria os salvos imediatamente à conversão para o Céu, pois Ele sofre vendo Seus filhos sofrendo nas mãos dos injustos. 

Entretanto, antes que chegue o grande dia de subir às alturas e morar no Céu com Cristo, é necessário clamar pela misericórdia, proteção, amor e fidelidade de Deus. Só assim é possível avançar perseverante, rumo ao celeste lar! Assim, quem tem certeza para onde vai, recebendo a proteção de Deus, mesmo diante das aflições deste mundo, exaltará a Deus.

Quando você louva e adora verdadeiramente ao Deus verdadeiro, a presença divina invade a tua vida com todas as vantagens como, proteção, cuidado, prazer, satisfação, paz, alegria, felicidade, salvação e esperança. 

Foi exatamente isso que aconteceu a Davi em muitos salmos. Hoje, considerando o Salmo 57, há incentivo e exemplo por parte do salmista Davi a adorar e louvar a Deus em qualquer momento, seja bom ou mal. 

O Deus que ama incondicionalmente, que sofre com os que sofrem, que cuida e protege os que Lhe pertencem, que sonha tirar Seus filhos deste mundo infernal, merece ser exaltado sempre, incondicionalmente. 

Além da dor, sempre há um Deus esperando, com os braços abertos, àqueles que nEle confiam; Ele está acima dos Céus e merece nossa adoração não somente quando tudo parece bem para nós. 

O falso adorador nunca irá além de uma adoração quando tudo está bem! O coração do falso adorador endurece diante de Deus a cada nova provação, perdendo então a motivação de louvar a Deus! 

Naquele grande dia da volta de Jesus, como J. C. Ryle na última frase de Seu livro Adoração – prioridade, princípios e prática, conclui: “Benditos serão aqueles, somente aqueles, que forem reconhecidos, naquele dia, como verdadeiros adoradores os quais adoram a Deus ‘em espírito e em verdade’”. 

Prepare teu coração, então cantarás e salmodiarás louvores a Deus entre as nações diante de quaisquer situações (vs. 7-11).
Heber Toth Armí
(adaptado)

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Em quem confiar-Salmos 56


Leia na Bíblia- Salmos 56
Escolha em quem confiar
Heber Toth Armí)

Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem.Salmos 56:11  

Em quem ou em quê você confia? Na tua mãe e/ou pai? Em teu cônjuge? Em teu professor? Em teu chefe, patrão? No teu funcionário? No teu trabalho? No teu diploma, currículo e experiência? No dinheiro? Nos políticos? Se você fosse outra pessoa, confiaria em ti mesmo? Alguma vez você já confiou totalmente em Deus para tudo? Você conseguiu confiar pia e plenamente em Sua providência para comer, vestir... viver? Até que ponto você foi capaz de confiar? E hoje, você confia mais ou menos, nEle? O que você entende por confiar? 

Agora leia o Salmo 56. Ali Davi diz por três vezes que depositavam sua confiança em Deus. A inclusão da mesma palavra por três vezes caracteriza uma ênfase; neste caso na confiança. Algumas verdades para a vida merecem nossa consideração:

1. Você precisa escolher em quem ou no que confiar: Ou uma coisa ou outra, se confia no homem mortal ou no Deus imortal (vs. 1-4).

2. Você precisa saber as condições para confiar exclusivamente em Deus: A obediência resulta de confiança na Palavra de Deus que resulta em confiança nEle diante das injustiças da vida (vs. 4-10).

3. Você precisa experimentar as vantagens de confiar constante e plenamente em Deus: O confiante, não em si mesmo, mas em Deus, experimentará a libertação do medo, a salvação da morte e adoração ao Deus verdadeiro (vs. 10-13).

Você já deu esses três passos? Conhece na prárica suas vantagens? Você sabe quão importante é confiar totalmente em Deus? Então confie muito mais do que você já confiou e verás tua vida se transformar e melhorar dia após dia!

Nem todas as perguntas têm a finalidade de questionar ou mesmo buscar respostas. Há perguntas que visam à reflexão, cuja resposta é lógica e impactante! Há perguntas sábias, pedagógicas, embrulhada com didáticas que elevam à mente a um nível superior de convicção, a uma espiritualidade mais profunda e a uma fé mais sólida. No Salmo 56 a Bíblia Nova Versão Internacional apresenta quatro perguntas interessantes. Reflita em cada uma delas:

1. Que poderá fazer-me o simples mortal? Quem confia e teme ao Deus eterno não teme diante de nenhum mortal, nem mesmo diante de Satanás e seus demônios (v. 4).

2. Deixarás escapar essa gente tão perversa? Obviamente, as nações perversas serão derrubadas, destruídas sob a manifestação da ira de Deus contra o pecado delas (v. 7).

3. Acaso não estão [as lágrimas] anotadas em teu livro? Deus mantém um registro de nossos sofrimentos para vingar-se dos injustos que afligem os justos por prazer (v. 08)

4. Que poderá fazer-me o homem? Quem confia e teme a Deus, um ser superior e poderoso, não tem nada a temer diante do homem perverso.

Faça cada uma destas quatro perguntas, analise cada um delas, olhe o contexto em que se encontram e cresça na graça de Cristo e no conhecimento de Deus. Saiba que ainda que sofras injustiças, aflições e angústias por causa dos injustos, certamente Deus fará justiça e vindicará os justos. Coloque em Deus Tua confiança, Teu Protetor e tua única salvação!

Quem deposita sua confiança no lugar errado, certamente se decepcionará. Devido a confiar cegamente em algo ou em alguém que não seja o Deus verdadeiro, tem muita gente com dificuldades para confiar em quem quer que seja, de tanto que foi decepcionado. 

Em Gate, Davi temeu aos filisteus, mas confiou em Deus (veja Salmo 56). Deus tem compaixão daqueles que sofrem e os protege quando clama por auxílio. A oração aproxima o sofredor do libertador. O clamor do aflito toca o coração do Deus bendito. 

A súplica do angustiado penetra no trono do Deus compassivo. As lágrimas do moribundo que busca a Deus são recolhidas nos vasos do Céu. Nos livros dos Céus estão registrados os maus tratos contra os que temem, louvam e adoram unicamente ao Deus do Céu. 

Na memoria divina estão armazenadas as lutas, dores e sofrimento daqueles que, por servirem ao Senhor com sinceridade, são alvos de terríveis difamações, invejas, críticas, calúnias, perseguições, desprezo, etc. (vs. 1-10). Deus não livra só destas pessoas e situações críticas, Ele livra os que O buscam diante do maior problema humano: A morte! 

Além disso, Ele guia no caminho reto para andar diante do Senhor na luz da vida (v. 13) Então, renove seus votos de compromisso e ofereça ações de graças a Ele (v. 12); confie unicamente nEle e viverás sem medo do futuro (v. 11). Tenha um bom dia!
Heber Toth Armí

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Busque intensamente a Deus


Meditando nos Salmos
Busque intensamente a Deus
Heber Toth Armí

Inclina, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração, e não te escondas da minha súplica.Salmos 55:1

Você enfrenta ou foge das situações problemáticas? Você resolve os problemas ou você se mete em problemas? Você já se sentiu um terrível causador de problemas? Já tentou voar para longe ou desejou que a Terra se abrisse para que você se jogasse a fim de fugir? 

Antes de sumir do problema é preciso saber que é necessário assumir o problema. Você precisa reconhecer o estado real de teu coração (Salmo 55:4-5) e não tentar anestesiá-lo (vs. 6-8). Então, peça a Deus que opere em tua vida (vs. 9-16). 

Diante de quaisquer situações, não importa a complexidade, mantenha diante de Deus a tua fidelidade e Ele te dará todas as soluções (v. 22). A situação por causa da traição é uma das piores situações da vida; há quem diz que o amor suporta melhor a morte que a traição. Ao ser traído o coração fica tão desanimado que ansiosamente almeja com todas as forças a fuga, mas nenhuma fuga e nenhum lugar se comparam com o refugiar-se em Deus (vs. 17-23). 

Não se deve acovardar diante dos problemas. Não é por causa de um problema no trabalho que se deve pedir demissão. Não é por problemas no casamento que se deve pedir o divórcio. Nem por problemas na igreja que se deve abandonar a Deus. Pelo contrário, qualquer que seja o problema deve-se buscar intensamente a Deus a fim de enfrentar o problema e resolvê-lo sabiamente. Ansiedade não combina com felicidade! Então, confie em Deus, é a melhor solução para qualquer situação!

Em dias difíceis, quando nada mais se pode fazer, o que resta é orar. Embora a oração deva ser constante, são nos momentos mais críticos que as pessoas mais se apoderam dela. Na verdade, há situações tão complexas na vida que não há outra coisa a fazer a não ser orar. As crises e complicações surgem inesperadamente, são os famosos imprevistos da vida; porém, quando vêm problemas, o coração e a alma de qualquer indivíduo sofre. 

Davi, um grande general, vencedor de tantas batalhas, forte guerreiro, enfrentava vários problemas, nacionais e internacionais; mas, no Salmo 55 ele está lidando com um problema familiar, o que ele faz? Ele ora! 

Ao ser corroído por suas mais terríveis aflições, sua alma clamou a Deus (vs. 1-2). Davi estava perplexo e angustiado, mas sabia onde encontrar solução para seu coração. Ele desabafou diante de Deus (vs. 3-5). Davi tentou se esquivar do problema, fugir; mas voar para bem longe pode até parecer uma solução, mas não é (vs. 6-8). 

A distância não é sinônimo de solução, deixar o tempo passar não resolve certos tipos de problemas. O único refúgio que alivia a alma e resolve tudo é correr para Deus. Por isso, no fim do Salmo, Davi apresenta um apelo para quem sofre como ele: “Lança o teu fardo sobre o Senhor, e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado” (v. 22). Assim, as ansiedades do coração devem ser lançadas sobre o Senhor por meio da oração. Ore agora a Deus e veja os maravilhosos resultados de ter fé.

A traição gera no coração uma turbulência sem fim. Como o século XXI é marcado pela traição, as pessoas estão vivendo no turbilhão de grandes e terríveis aflições. 

A angústia é tão comum que já não sabe como é a vida sem ela. O medo, a insegurança e a falta de seriedade tem impedido as pessoas viverem as bênçãos divinas de relacionamentos profundos, sejam estes amistosos ou maritais. 

A preocupação e a ansiedade invadem a alma de quase toda a humanidade. O Salmo 55 fala supostamente da deserção de Aitofel, um confiável conselheiro de Davi, que passou ao lado de seu filho que desejava arrancar-lhe o trono (II Samuel 15:12-17:23). 

Ele revela a ansiedade de Davi por escapar desta trama (Salmo 55:4-8). Devido a traição, a cidade tornou-se violenta (vs. 9-15). Então, a confiança em Deus foi revelada quando ele passava pela aflição da traição (vs. 16-21); em Deus ele encontrou consolo (vs. 22-23). 

O consolo sempre vem para o justo e a condenação para o ímpio. Se você é um fiel filho de Deus, justo e temente a Ele, reflita nesta lição de vida: “Deus não se deleita em ver lágrimas em teus olhos e palidez em teu semblante; teus gemidos e soluços não são músicas aos Seus ouvidos. 

Na verdade, Ele quer que te libertes de teus fardos colocando-os sobre Seus ombros, para que regozijes em Seu prazer e consolo” (Samuel Blackerby). É por isso que não há melhor coisa a se fazer a não ser correr e refugiar-se em Deus. Faça isso agora, Deus curará teu coração, acalmará tua ansiedade e restaurará tua vida!

domingo, 23 de fevereiro de 2014

A intervenção de Deus-Salmos 54


Meditando nos Salmos
A intervenção de Deus 
Heber Toth Armí

Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca.Salmos 54:2

A vida não é tão fácil como se imagina. As dificuldades na vida de alguém que faz o bem são reais, embora algumas sejam apenas imaginárias. Entretanto, traição, perseguição e morte é o que Satanás deseja para o é fiel a Deus. 

O Salmo 54 tem como pano de fundo histórico a traição de Davi pelos zifeus, encontrada em I Samuel 23:19-27; 26:1. O Salmo é um clamor urgente pelo auxílio de Deus. Davi tem consciência de que sem um auxílio sobrenatural de um Deus poderoso e vivo para protegê-lo nesta vida, seus inimigos perversos triunfariam sobre ele. 

Quem confia em Deus, a exemplo de Davi, tem uma certeza inabalável na proteção divina que promete a Deus uma oferta de gratidão antes de receber a tão almejada proteção. 

A oração da fé possui as seguintes palavras: “Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome; ó Senhor, pois é bom; pois me livraste de toda angústia...” (vs. 4-6). Assim, o princípio que deve impactar a nossa vida no Salmo 54 é que a melhor forma de vingar-se dos inimigos é colocá-los nas mãos de Deus através da oração. E, não se surpreenda se Deus operar milagres acabando com todos os teus inimigos de uma forma espetacular: transformando-os em amigos.

 Caso eles não quiserem, certamente eles serão punidos. Confie em Deus, busque a Sua proteção, tenha certeza de Sua ação sobrenatural e creia em Seus cuidados, pois certamente Deus é um grande ajudador de Seus amados, Ele é quem sustenta a tua vida (v. 4).

A vida de um fiel temente a Deus é complexa, cheia de problemas e perseguições porque não é normal viver piedosamente num mundo em que predomina a impiedade. 

Davi foi traído duas vezes pelos zifeus, informando a Saul, inimigo mortal de Davi, onde ele se encontrava; criando, assim, oportunidade para matá-lo. Saul era conterrâneo de Davi os zifeus, não. Davi estava em terras estrangeiras porque em sua terra tinha inimigos. O que Davi fez para ter tantos inimigos, tanto de sua nação como da nação estrangeira? Ele simplesmente se colocou à disposição de Deus para cumprir Seus propósitos, e, imediatamente se tornou alvo de Satanás, o qual usou todos os meios e recursos disponíveis a fim de eliminar àquele que seria a linhagem do Messias.

 Assim, o Salmo 54 é uma oração profética (vs. 1-3) dos judeus piedosos que elevam aos Céus as Suas petições antes do primeiro advento do Messias (vs. 4-7). Sendo assim, no período neotestamentário, o mesmo se torna uma oração dos cristãos fiéis e consagrados diante da grande tribulação que os aguardam antes do segundo advento de Cristo (Mateus 24:9-13, 15-28). 

Assim, não de outro modo, o Salmo pode muito bem ser utilizado pela igreja de Deus no tempo do fim, quando os fiéis verão a ruína de seus inimigos que se opõem a Deus e a Seu povo. É imprescindível que aprendas a confiar em Deus desde já para que preserves a tua fé até o fim, a fim de que sejas salvo (Salmo 54:1, 7; Mateus 24:13).

Independente das circunstâncias da vida, embora haja desafios por todo lado, pois os incrédulos não querem ninguém cumprindo a missão divina, é possível avançar com fé e certeza na proteção de Deus. 

Diante das dificuldades, olhe o Salmo 54, erga a cabeça, colque-se em pé e diga com ímpeto: “Salva-me, ó Deus, pelo teu nome” (v. 1). Reconheça que é o nome de Deus que está em jogo, é a Sua justiça que está sendo perseguida e você é apenas um instrumento para realizar a Sua missão na Terra. Nos momentos críticos da vida, tire forças do profundo de tua alma e clame a Deus dizendo: “Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras de minha boca” (v. 2). 

Seja específico e explica-Lhe o que está acontecendo (v. 3), revele tua indignação por causa daqueles que não têm Deus no coração. Então, descansarás na certeza do que Ele te fará; confiarás mais nEle porque perceberás mais nitidamente que estás vivo porque Ele te sustenta (v. 4). 

Ainda perceberás que os caluniadores falam a fazem o mal ao próximo, os adoradores falam do mal do próximo a Deus (v. 5). Os que não têm Deus no coração querem sacrificar os fieis; entretanto, os fieis oferecem sacrifícios a Deus (v. 6). E, por fim, os ímpios cairão nas próprias armadilhas e os justos serão salvos delas (v. 7). 

A tua cosmovisão se amplia com a oração. A vida ganha novo brilho depois de orar a Deus por causo do inimigo. Seja fiel, ore e espere a intervenção do Deus que é justo, amoroso e protetor daqueles que O tem em seu coração.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Busque ao Senhor-Salmos 53:2


Meditando nos Salmos

Busque ao Senhor Ele te salvará
Heber Toth Armí

Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Salmos 53:2

Ateus odeiam a Deus. São incrédulos em suas crenças em relação ao Criador. Elaboram argumentos ilógicos e os recheiam de lógica para confundir os crentes fracos. Eles nunca dão o braço a torcer, nunca se rendem; são tão determinados em crer que Deus não existe que se torna impossível dialogar com eles. A questão é que se você não está a odiar e rejeitar o mundo, seus prazeres, suas vantagens e suas paixões animalescas como os mundanos, secularizados e ateus odeiam a Deus, é imprescindível que comeces a repensar tua religiosidade. 

Comece lendo o Salmo 53. Tire lições de suas verdades para a tua felicidade. Esse salmo fala de uma sociedade depravada, em que reina a ignorância e a impiedade (vs. 1-3). Sociedade essa em que os perversos odeiam tanto os cidadãos bons e honestos que os devoram com palavras, críticas, piadas, perseguição e injustiças (v. 4). 

Os que não invocam a Deus odeiam os que O invocam. Os que não amam a Deus odeiam aos que O amam. Os que não servem a Deus desprezam os que O servem. Os incrédulos odeiam os crentes. Por quê? Simplesmente por que destruiriam a Deus se O encontrassem; como não O encontram, tentam destruir os que Lhe pertencem.

 O que certo é que Deus irá julgar a todos. Aí os incrédulos e apóstatas que abandonaram a Deus serão condenados por suas investidas injustas contra os justos; então os fieis remanescentes se alegrarão na salvação (vs. 5-6). Condenação ou salvação, o destino você escolhe!

Deus não está tão distante a ponto de não ver o que acontece na Terra. Embora este Planeta seja um pequenino ponto no Universo infinito, Ele é alvo da atenção de dos seres celestiais. “Deus olha dos Céus para os filhos dos homens” (Salmo 53:2). Ele anseia encontrar alguém que tenha verdadeiro entendimento e O busca de verdade. Mas, o que Ele vê quando observa a Terra?

1. O comportamento do insensato (vs. 1-2);
2. O comportamento do corrupto (vs. 3-4);
3. O comportamento do medroso (vs. 5-6);
4. O comportamento do justo (v. 7).

O insensato revela tolice, ignorância e incredulidade, promove falsidade e perversidade na sociedade e induz muita gente a crer em suas loucuras. O corrupto corrompe-se com impurezas e imoralidades que o torna imundo diante de Deus; ele não ora, nem para agradecer o alimento, pois vive alheio a Deus e aos Seus mandamentos. 

O medroso age movido pelo pavor, faz o certo não por amor ou convicção, mas por terror a Deus e o juízo final. O justo é o que liberta-se do pecado para vencer o mal, ele é alegre e feliz por ter aceitado a salvação oferecida de graça por Deus; por isso se une e se alegra na trajetória rumo ao Céu. O que Deus vê quando olha para você?

Deus olha para todos, inclusive para ateus. Deus anseia que ateus, incrédulos, indiferentes e corruptos se convertam a Ele. Através do Salmo 53 fica claro que Deus espera que todos sejam justos, por isso revela o fim do perseverante em contrariar o bem e Seu plano de Salvação. Então, Ele revela que...

1. Quem nega a existência de Deus age como tolo, ignorante; é um incrédulo que se nega a crer diante de grandes evidências, pois é mais cômodo pecar crendo que Deus não existe (vs. 1-2, 4).

2. Quem ignora a existência de Deus vive na corrupção e na prática de abominações imundas, tornando-o imundo diante de um Deus santo (vs. 1, 3).

3. Quem afirma ser crente, mas vive um ateísmo pragmático, não nega a Deus com palavras, mas com atitudes; age por medo, por isso seu comportamento é inaceitável, precisa mudar (v. 5).

4. Quem ama a Deus não é perfeito, mas se apega à salvação oferecida por Deus a fim de libertar-se do pecado – é isso que Deus espera de todos (v. 7).

Agora, identifique o teu comportamento; veja quais as vantagens de buscar a Deus e aceitar a salvação e alegre-se servindo a Deus todos os dias, apesar dos obstáculos! Qual será tua decisão diante do anseio de Deus para você?

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Há esperança para você- Salmos 52:8


Meditando nos Salmos
Há esperança para você
Heber Toth Armí

Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente.Salmos 52:8

A língua é um instrumento terrível de destruição de pessoas. Quase que incontrolável, para não dizer que ela é indomável. No Salmo 52 há uma metáfora forte, porém real, que diz: “A língua do malvado é como navalha afiada” (v. 2); a qual intenta o mal e traça enganos, e pior é que ela se jacta na maldade sendo uma vergonha diante de Deus (v. 1). 

A língua afiada como uma navalha ama mais o mal do que o bem; ama mais a mentira do que a verdade, a justiça e a virtude (v. 3). Quem possui uma língua assim só fala besteira, piadas sujas, palavrões, grosserias, fofocas e outras perversidades, pois ama a todas as palavras devoradoras essa língua fraudulenta (v. 4). 

O que as pessoas que possuem esse tipo de língua devem saber é que Deus irá julgar as palavras. O próprio Jesus disse em Mateus 12:37: “Pelas tuas palavras serás justificado e pelas tuas palavras serás condenado”. É por isso que o salmista continua e diz convictamente ao proprietário da língua afiada e cortante como uma navalha: “Certamente Deus te destruirá para sempre; arrebatar-te-á e arrancar-te-á da tua habitação e te extirpará da terra dos viventes” (v. 5). 

Agora, a língua que antes destruía aos outros se torna instrumento de destruição própria. O proprietário da língua afiada como navalha deveria arrepender-se de seus erros, pedir perdão, humilhar-se e pedir que seja controlada pelo Espírito Santo; do contrário, será nem no inferno falará, pois será plenamente destruída!

Quem confia em si mesmo está fadado ao fracasso. A falta de responsabilidade na vida frente ao autor da vida deve levar-nos a preocupar com o juízo final e, então, tomar uma atitude. 

Quem não tem Deus não tem freio na língua. Com ela corta, fere e rasga o coração das pessoas como navalha afiada. Sua atividade é calúnia, insulto e mentira e causa dano onde quer que esteja, é a pior arma que uma pessoa pode ter. Línguas assim são corrosivas. 

Porém, Deus tem poder de transformar. Diga a Ele que você tem feito uso da crítica, mas quer trocá-la por elogio; peça a Ele que não deixe escapar de teus lábios nenhuma palavra ferina, cruel e destrutiva. 

Reconheça que você é cruel quando fala dos outros. Confesse que você tem um instrumento de destruição, mas que você quer o perdão que resulte em transformação. Pois no Salmo 52 diz que as pessoas cuja língua não é transformada serão destruídas. 

Peça que Deus purifique tua língua e dome as tuas palavras. Reconheça tua fraqueza, confie em Deus; são os que não confiam nEle que não mudam, pois não há força suficiente para fazer o certo confiando em si mesmo (v. 7). Eis aí a essência do pecado: confiar em si mesmo. 

Quem se orgulha de si mesmo, é uma vergonha aos olhos de Deus, mas é um sem vergonha aos olhos das pessoas. Você, que quer mudar, tome a Deus por tua fortaleza, sem confiar em teus recursos e em suas habilidades perversas. Há esperança para você!

O tempo do fim tem pessoas cruéis, arrogantes, orgulhosas, falsas, egoístas, fraudulentas, agressivas, perversas, etc. (II Timóteo 3:1-5). A mentira, que tem por pai a Satanás (João 8:44), tornará poderosos aos malvados, que se gloriarão o dia inteiro em sua religião (II Tessalonicenses 2:3-4, 9-10). 

Estas pessoas podem são descritas no Salmo 52:1-5. Assim como no verso 6, em II Tessalonicenses 2:8 diz que o iníquo que arrogantemente falou enganos e se jacta de sua posição será revelado e destruído com o sopro da boca de Deus. Antes, porém, os justos estarão neste mundo sendo ameaçados com a navalha afiada dos arrogantes religiosos, mas não os temerão; pois sabem o destino deles (Salmo 52:6-7). 

Nos dias críticos do tempo do fim, os que confiaram em Deus, se fortaleceram na fé ao adorar ao Criador em Sua igreja e se envolveram nos braços poderosos de amor do Salvador, florescerão como a oliveira e cantarão louvores ao justo Juiz (vs. 8-9). 

A oliveira é quase impossível destruí-la. Podem cortá-la e queimá-la, mas logo brotará da terra com força e vigor para se tornar árvore frondosa novamente. Assim é o que confia em Deus e O adora em Seu templo. Então, hoje não é dia de ficar em casa, é dia de ir à Casa de Deus. 

Saia já de sua casa e corra rapidamente para a Casa de Deus. Não permita que o inimigo te enfraqueça com palavras, mas com tuas palavras exalte o nome de Deus com outros adoradores. Espere no nome de Deus, pois Ele é bom!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...