Meditando nos Salmos
Deus nunca viu
Heber Toth Armí
“Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o
justo, nem a sua semente a mendigar o pão.”Salmos 37:25
Tem coisa que Deus nunca viu. Alguém sabiamente escreveu que
1) Deus nunca viu um deus maior do que Ele;
2) Um problema que Ele não saiba resolver;
3) Um amor maior do que o dEle;
4) Um justo sem a resposta a sua oração; e,
5) Uma vida que Ele não tenha poder de transformar.
O Salmo 37 é um dos meus preferidos. No verso 5 diz, “Entrega teu caminho ao Senhor e Ele tudo fará”.
As cinco coisas citadas acima é real também na vida de quem entrega tudo, sentimentos, emoções, planos, ambições, a vida... enfim, tudo nas mãos de Deus.
O verso 25 diz: “Fui moço, e agora sou velho; contudo, nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão”.
Uma citação no livro A Ciência do Bom Viver, pág. 182, parece explicar o Salmo em consideração: “Ninguém é aparentemente mais desamparado, e na realidade mais invencível, do que a pessoa que sente sua nulidade e confia inteiramente nos méritos do Salvador. Pela oração, pelo estudo de Sua Palavra, pela fé em Sua constante presença, a mais fraca das criaturas humanas pode viver em contato com o Cristo vivo, e Ele a segurará com mão que nunca a soltará”.
A verdade, então, que se destaca no Salmo 34 é que: “O caminho de qualquer pessoa em harmonia com Deus eleva-se acima das adversidades e provas desta vida”. Lembrando que o escritor é Davi, podemos aprender que mesmo em meio às provações da vida, ele foi elevado para além das circunstâncias, por entregar tudo a Deus.
Entrega, confia e descansa; siga essa sequência espiritual diante do Deus onipotente e terás o impossível ao teus pés. O Salmo 37 expressa confiança.
Quem confia em Deus entrega a vida a Ele completamente e encontra pleno descanso da alma. Entregar, confiar e descansar abrange três atitudes indispensáveis para uma vida de verdadeiro sucesso e prosperidade.
Nossa dificuldade é, certamente, maior do que nossa habilidade de enfrentá-la; entretanto, entregar confiar e descansar é um atitude de fé, coragem e dependência de Deus. É não reagir com agressividade diante das adversidades. É não se desesperar quando o mais que tanto almejamos não acontece de acordo com nossos planos; então se entrega tudo a Deus, confia que Ele sabe o que fazer e a alma descansa em Seu poder.
No livro Mensagem aos Jovens, na pág. 62 diz: “Deus fez amplas provisões para Seu povo; e, se depositarem confiança em Sua força, jamais se tornarão dependentes das circunstâncias. A tentação mais forte não pode desculpar o pecado. Por maior que seja a pressão exercida sobre a alma, a transgressão é o nosso próprio ato. Não está no poder da Terra nem do inferno obrigar alguém a fazer o mal. Satanás ataca-nos em nossos pontos fracos, mas não é o caso de sermos vencidos. Por mais severo ou inesperado que seja o ataque, Deus nos proveu auxílio e em Sua força podemos vencer”.
Desta maneira, não reagir às afrontas não é sinal de fraqueza, mas uma prova de confiança na atuação de Deus em nossa vida!
O ser humano tem alguns instintos naturais que precisam ser moldados, trabalhados e ou tolhidos.
Ao enfrentar problemas, e Davi os enfrentou aos montes, é muitos mais fácil, quase que automático, intentar com as próprias forças controlar cada situação no caminho da vida. Em contraste, é muito difícil entregar tudo a Deus. Porém, é a única e exclusiva forma de encontrar descanso.
É importante aprender o quanto antes que a vitória, o sucesso e a prosperidade não resulta da inquietação, agitação e correria humana; é resultado de confiar e entregar tudo, absolutamente tudo a Deus sabendo que Ele tem habilidade suficiente para lidar com quaisquer dificuldades.
O Salmo 37 no ensina que a diferença entre a fé funcional e a espiritual, como dom de Deus, é a confiança nas promessas divinas descritas na Bíblia. Se Deus prometeu, quem confia nEle por experiência, crê e age pela fé em Sua Palavra.
Cristianismo não é teoria, filosofia de vida e nem é fazer de conta. Cristianismo é entregar o caminho completamente ao controle de Deus. Cristianismo é uma confiança que não vacila em ser totalmente de Deus e depender inteiramente de Cristo.
Portanto, fé não é sinônimo de crença abstrata, é uma segurança resoluta, baseada inteiramente na confiança de que Deus cumprirá tudo o que prometeu em Sua Palavra. Só quem O conhece, confia; só quem confia de verdade, entrega tudo a Ele. Você O conhece? Já entregou tudo a Ele? Experimente fazer isso hoje!
Nenhum comentário:
Postar um comentário