Translate

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Provai que o Senhor é bom-Salmos 34:8


Meditando nos Salmos
Provai que o Senhor é bom
Heber Toth Armí

Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.Salmos 34:8

Quem é que não tem problemas? Aquele que crê e é fiel a Deus? Não! Todos os habitantes deste mundo têm problemas, enfrenta dificuldades e luta para manter a vida. O pecado transformou tudo em desafio para a vida, pois sua função é destruir a vida. 

O Salmo 34 começa com um testemunho pessoal (vs. 4-6); o salmista louva ao Senhor por livrá-lo de seus temores e de seus inimigos. Davi se posiciona como aluno de Deus (vs. 1-7), ele aprende com a vida. 

A vida ensina quando você assume a posição de aluno. Na escola da vida, primeiro vem a prova, depois a lição. A prova, que muitos chamam de provação, reprova ou aprova aos alunos. Os que saem aprovados das provas da vida são aqueles que estão dispostos a serem ensinados por Deus. As provações amadurecem àqueles que querem aprender, mas endurecem àqueles que não estão dispostos a crescer. 

Depois de todas as dificuldades e adversidades que Davi passou, ele aprendeu que Deus salva, liberta e protege. Deus livra não só dos inimigos externos (perseguidores), mas também de inimigos internos (medos). 

A lição aprendida não é que os justos não tenham problemas, mas que Deus os livra em seus problemas. Deus nem sempre livra dos problemas, mas sempre livra nos problemas. 

Os problemas servem para crescimento e amadurecimento de quem quer que seja, por isso Deus permite; no entanto, Ele os livra em meio a todos eles. Posicione-se como um aprendiz, e ao invés de reclamar da vida, aprenda com ela!

Perseguição, sofrimento e medo invadem a alma de quem deseja viver piedosamente. O mundo errado e perverso não gosta dos honestos e sinceros. 

O Salmo 34 é um dos oitos salmos em que aludem à perseguição que Davi sofreu por parte de Saul. Nesta ocasião ele fugiu de Judá e refugiou-se em Gate, onde se pôs a serviço do rei, chamado no título deste Salmo de Abimeleque, por ser título comum dos reis daquele país. Nesse mesmo título diz que ali Davi fingiu-se amalucado na presença do rei, e dali foi expulso; então, se foi. Esse é o contexto histórico do salmo. Nesse contexto Davi diz: “Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios” (v. 1). 

Davi aprendeu que depender de suas próprias artimanhas e meios de resolver problemas piora ainda mais a situação e agir assim não passa de loucura. Então ele passou a confiar em Deus; e você, já aprendeu essa lição de vida? Você já abandonou a confiança própria? 

Quem aprende as lições dadas pelas provações da vida eleva a Deus pleno louvor pela experiência vivida e a luta vencida. Reconhece que foi liberto por Deus (vs. 1-10), foi instruído, ensinado (vs. 11-14) e salvo por Ele (vs. 15-22). 

Há três tipos de alunos neste mundo: 1) a maioria: os ignorantes, aqueles que nunca aprendem; 2) a média: os inteligentes, aqueles que aprendem com seus erros; e, 3) a minoria: os sábios, aqueles que aprendem dos erros dos outros. Quem é você?

Deus não quer que cometamos erros, Ele quer que sejamos sábios. Então; tiremos lições práticas para a vida das experiências de Davi. Deus quer que aprendamos dos erros dos outros para que não venhamos a sofrer como os que já trilharam pelo caminho do erro, por isso deixou-nos esses relatos. 

Embora a maioria nunca aprenda, e muitos ficam apenas na média aprendendo com os próprios erros, Deus quer que sejamos sábios, aprendamos com o erro dos outros. Por isso no salmo 34, o salmista apresenta lições úteis e importantes para a vida:

1. É preciso confiar em Deus, pois Ele dá aos justos o que necessitam (vs. 8-10);
2. É preciso depender de Deus, pois Ele dá ao fiel vida longa e boa (vs. 11-15);
3. É preciso refugiar-se em Deus, pois Ele guardará de inimigos aos que O buscam (vs. 17-20, 22)
4. É preciso aprender que o rosto de Deus está contra os ímpios, estes não serão abençoados (v. 16);
5. É necessário saber que a fúria do Senhor está contra pecadores impenitentes, os que não aprendem nunca, nem mesmo com as provações da vida (v. 21).

Quanto mais demora a aprender na escola da vida, mais intensamente se torna o sofrimento; então peça a Deus que te ajude a aprender logo para que sejas livre da dor e do medo o mais rápido possível. O sofrimento depende de tua aprendizagem! 

Seja sábio nesta vida, confie em Deus, aprenda com Ele, e vença os obstáculos! Deus envia Seus anjos para guardar os que nEle confiam (v. 7).

Um comentário:

  1. Nossa que maravilhosa explanação. Estava lendo salmos 34 agora a pouco e fui procurar sua explicação encontrei o lições de vida . Que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...